Describe the process(es) your organization has in place to ensure that your engagement activities are consistent with your overall climate change strategy[…]Como signatária do Pacto Global e participante da Rede Brasil do Pacto Global, a Light participa de iniciativas promovidas para o setor elétrico, como, por exemplo, o "Estudo Integração dos ODS no Setor Elétrico Brasileiro†, onde o ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima foi considerado como o 2º mais relevante para o setor. A internalização dos ODS à gestão da companhia contribui com o desenvolvimento do Rio de Janeiro, seja por meio de melhorias e reformas na rede de distribuição, garantindo que todos tenham acesso seguro à energia de qualidade; seja por meio de projetos de eficiência energética e programas direcionados, principalmente, a comunidades de baixa renda, como o Comunidade Eficiente e o Light Recicla. O engajamento climático em todas as divisões de negócios e geografias impactadas pelas operações da companhia fortalecem o compromisso desta com os clientes, empregados e demais partes interessadas, definindo uma estrutura comum de ação e linguagem que a ajudará a se comunicarem de forma mais consistente e efetiva com os stakeholders. Por meio de sua política ambiental e seus compromissos com o meio ambiente e o clima, a Light compromete-se com a preservação e conservação do meio ambiente, uso eficiente dos recursos naturais e redução das emissões de gases de efeito estufa.
A Light é uma empresa que reconhece a importância de se utilizar racional e adequadamente os recursos naturais e de estar preparada para a transição para uma economia de baixo carbono. Essa visão se reflete na sua gestão ambiental, na sua Política Ambiental e nos Compromissos com o Meio Ambiente e o Clima, que estão divididos em seis temas: energia, tecnologia, biodiversidade, emissões de gases de efeito estufa (GEE), resíduos sólidos e qualidade da água.
A área de Novos Negócios acompanha e participa de projetos que podem gerar oportunidades de novos negócios nos próximos anos frente um cenário de transformação energética no setor elétrico brasileiro, pautada principalmente pela agenda ESG e pela inovação tecnológica, o que favorece, por exemplo, o desenvolvimento de fontes renováveis de geração de energia, principalmente as eólicas e solares.
A Light tem atuado nas consultas públicas sobre o temas, bem como nas interações promovidas pelos stakeholders, de modo a contribuir com a visão da Companhia na construção de arcabouços legais e regulatórios.